Habitat: Poemas da Terra

A relação entre a humanidade, fauna e flora é parte fundamental da nossa história, assim como as transformações globais resultantes do crescimento das sociedades. À medida que avançamos e nos instalamos em grandes cidades, o concreto passa a dominar nosso cotidiano, relegando o natural a um espaço contemplativo, associado à qualidade de vida e, por vezes, à poesia.

Na série de fotografias “Habitat: Poemas da Terra”, Karin Brenner captura a nossa relação inspiracional com a natureza que nos cerca, revela através de suas lentes um olhar poético e próximo da fauna e flora que nos cerca. Suas fotografias funcionam como uma análise sobre a maneira como abrimos espaço no meio urbano para abrigar plantas ornamentais, admirar árvores frondosas, apreciar simples folhagens ou nos admirarmos com a coexistência com animais silvestres ou domesticados. Nesse processo, buscamos inserir cor, graça, beleza e poesia em nossos espaços de vivência a medida em que somos confrontados com a redução dos espaços naturais e de vida selvagem.

A natureza, constituída por fauna, flora e seus diversos biomas, fonte de recursos que sustenta sociedades, é o habitat tanto nosso quanto de toda a fauna e flora global e aqui ganha um espaço central como convite à contemplação onde é possível repousar os olhos e respirar.